Montar Conta Km Parcial Extra

Categoria: Truques e Dicas

Instalação de Conta Quilómetros Digital

Conta Km Digital no Samurai

Para todos os que fazem passeios todo terreno guiado por roadbook, a leitura dos quilometros parciais/totais é sempre uma operação um pouco complicada porque tem que ser o condutor a "zerar o conta quilómetros" de nota em nota ao mesmo tempo que conduz.

As alternativas para esta situação existem no mercado e qualquer loja de todo terreno dispõe destes equipamentos.

São consolas que se instalam no jipe, que se colocam no lado do pendura e fazem as leituras, ficando o pendura o responsável pelo manuseamento do mesmo sem interferir com a condução do piloto.

Estes aparelhos rondam os €300,00, mas nós arranjamos uma alternativa bem mais barara e igualmente funcional.

Cablagem Conta Km Digital

Conhecidos os conta quilómetros de bicicleta têm parte das mesmas funcionalidades e os mais completos fazem o mesmo e rondam os €40,00.

Mas há mais baratos no mercado e ao comprar é importante confirmar, até que velocidades o microcomputador aceita, não vá o computador deixar de fazer as leituras devido à velocidade que as rodas atingem. Já agora no momento da compra, tente escolher algum com o visor retroiluminado. À noite dá sempre jeito.

 

A instalação é simples, só precisa de algum tempo e paciência.

O processo é o mesmo como se fosse instalar na bicicleta. Célula de leitura fixa num ponto onde o himan passe a alguma distância para dar contacto. Devido à velocidade que a roda atinge, vai ter que trocar o himan que vem no kit por outro mais forte (pode usar um pedaço de himan de coluna de autorádio ou mesmo um himan dos discos duros usados na informática.

 

Material Necessário:

  • Fio eléctrico (pelo menos 6m não muito grosso)
  • Fita Isolante
  • Alicate de Corte
  • Tubo Flexível (pelo menos 4m)
  • Aparelho de Soldar ( + 1 eléctrodo 2,5mm)
  • 2 pontas de arame 2,5 mm ou 2 pregos
  • Uma chapa de 1mm com 10x10cm
  • Uma chapa de 1mm com 5x12cm
  • Cola Quente de Pistola
  • Máquina de Furar
  • Broca de Ferro com 10mm
  • Serrote

 

Conta Km Digital - Instalação

Eu optei por instalar numa das rodas de trás do samurai por isso precisei dos 6m de fio para ligar ao microcomputador na frente do lugar do pendura.

 

1º Passo - O primeiro objectivo é a instalação do fio eléctrico. Vai fazer o fio eléctrico entrar nos 4m de tubo flexível, chegar desde a roda detrás, passando por baixo do samurai até à zona do motor. Aí, na carroçaria, tem um buraco aberto de origem por onde passa o cabo que abre o capot.

O tubo fléxivel pára aí. Foi só para proteger o fio electrico nas zonas mais susceptíveis a danos. Continua a puxar o cabo eléctrico até ao interior do porta luvas onde tem também um oríficio por onde pode passar sem estragar nada.

 

2º Passo - Preparar a extensão do fio eléctrico que liga o microcomputador à célula. Vai cortar o fio a meio num sítio que ache conveniente, mas não aconcelho a separar onde está soldado aos contactos do microcomputador. Corte antes a meio, senão vai ter que soldar o fio novo aos contactos e é mais trabalho.

Corte e faça a ligação ao fio que sai do porta luvas, instalando já o suporte no braço de apoio ao pendura. Não esqueça de isolar com fita a união dos dois fios.

 

3º Passo - Ligação à célula. Na outra ponta de fio que ficou perto da roda, vamos ligar a célula da mesma maneira. Verifique a posição dos fios para não ficarem cruzados. Depois de estar ligado e antes de isolar com fita, já pode testar passando o himan pela célula. O microcomputador tem que actuar, indicando já uma velocidade atingida. Se não actuar, verifique as ligações.

 

4º Passo - A célula vem isolada de fáblica dentro de uma cápsula em plástico. Mas o isolamento não foi pensado para as poeiras do todo terreno, por isso temos que a isolar com a cola quente.

Com a pistola de cola, isole a capsula em todas as aberturas, incluindo onde o fui eléctrico de origem entra para lhe fazer contacto.

 

Leitor Magnético

5º Passo - Fixação da célula. Esta célula tem que ser o elemento fixo no interior da roda. Por dentro do cubo da roda, tem 4 parafusos que prendem ao eixo do diferencial. Com a chapa de 5x12cm vamos fazer um simples suporte em U para a prender num parafuxo em baixo.

Veja a figura aplicada. Tem um furo em baixo para apertar no parafuso original do samurai e com as duas pontas de arame ou pregos soldados vai prender a célula. Pode reforçar a posição da célula com abraçadeiras plásticas.

 

Leitor Magnético

6º Passo - A aplicação do himan, se fosse na bicicleta, seria simplesmente fixado a um raio da roda, mas aqui temos 2 soluções. Ou se faz uma aplicação na jante para colocar o himan na distância correcta (2/3cm) da célula ou se aplica o himan na parte exterior (giratória) do cubo.

Eu inicialmente optei por fazer um adaptador em arame que prendia nas porcas da roda, mas não foi muito eficaz. A solução foi mesmo soldar uma "caixa" em triangulo na parte exteior do cubo. Com o himan la dentro preso por cola quente.

 

7º Passo - A calibração do microcomputador para o tamanho dos pneus deverá ser feita seguindo as instruções do kit do conta quilómetros. Tem que medir o períimetro da roda. Coloque o samurai com as rodas a direito numa zona plana e faça uma marca lateral, com giz, no centro da roda que toca no chão. Marque na roda e marque no chão. Mova o samurai de forma à roda dar uma volta completa.

A volta estará completa quando a marca que fez na roda voltar a estar apontada para o chão na mesma posição inicial. Faça nova marca no chão e meça a distância horizontal entre elas. Introduza a medida correcta no microcomputador e já está. Se tiver pneus de origem o conta quilómetros digital vai ser coincidente com o velocímetro de origem se tiver pneus maiores que os de origem vai marcar mais do que no velocimetro do samurai.