Condução em Lama

Categoria: Condução

Na altura das chuvas surgem as lamas, que transformam alguns caminhos em verdadeiros obstáculos carregados de adrenalina.

Na prática do todo-terreno temos de saber lidar com todos os tipos de terreno e a lama é um deles. As situações mais complicadas são aquelas em que sem perceber como, ficamos presos e dificilmente conseguimos sair do local em que nos encontramos.
Em primeiro lugar, e como em todas as situações é saber o que se está a fazer. Para isso é necessário observar e perceber cada obstáculo de forma a vence-lo sem dificuldade ou sofrer danos na viatura. A melhor forma de o fazer é sair do jipe para observar e analisar o terreno.
A lama é um obstáculo, por isso a forma e a facilidade como se transpõe, depende de vários factores, tais como: consistência da mesma, profundidade, peso do veiculo, tipo de pneus, pressão dos mesmos e da perícia do condutor.

 

Princípios básicos

como é fácil de perceber, quanto mais leve for o jipe mais se consegue progredir e nisso o samurai está à vontade pois é o mais leve existente.
As situações em que ficamos presos, surgem no seguimento do abatimento de terras aparentemente firmes, mas que por acumulação de água no seu interior, transformam o terreno numa verdadeira armadilha. Este tipo de terra é facilmente identificável por possuir bastante vegetação miúda e recente que se forma devido à grande quantidade de água.
Para evitar situações indesejáveis deverá circular por terrenos que conheça, ou onde verifique que já passaram por lá outros jipes. Desviando-se de locais como linhas de água e sem recorrer ao corta mato, que para alem de não ser correcto e com consequências negativas para a natureza, pode ir ao encontro de uma verdadeira armadilha.

 

Condução

Para enfrentar caminhos enlameados, devemos progredir com uma velocidade constante. As redutoras podem tornar o percurso mais simples, pois com pouca aceleração conseguimos maior força. Se o jipe começar a patinar, não devemos insistir, pois corremos o risco de o enterrar, devemos então recuar ligeiramente e tentar do mesmo modo. Nos terrenos com inclinação lateral, por vezes o jipe pode começar a escorregar. Assim devemos controlar a direcção sem movimentos bruscos. No caso de uma subida e de perda de tracção, devemos virar o volante de um lado para o outro e aliviarmos a aceleração, evitando a perda de tracção ou tentando ganhar pontos de tracção suplementar e de reencontrar o impulso para a frente. Nas descidas mais acentuadas poderemos ter necessidade de acelerar para evitar que a traseira passe para a frente. Ao sair, circule devagar para que toda a lama acumulada seja ejectada pelos recortes do pneu. Neste tipo de condução, à semelhança de outros devemos manter os polegares fora do volante de forma a evitarmos possíveis danos, no caso de este virar rápida e inesperadamente. Outra situação é a lama profunda, que neste caso a análise prévia do percurso antes de tentar passar é fundamental e onde por estranho que pareça pode ser necessário a aplicação de um pouco de velocidade, mas lembre-se que deve estar preparado para fazer marcha-atrás antes de ser demasiado tarde.

 

 

Condução Suzuki Na Lama

Condução Suzuki Samurai Pickup na Lama

 

Material de Apoio

Quando se vai para este tipo de terreno tem de ter em atenção que existem determinados materiais e ferramentas indispensáveis. Estamos a falar por exemplo de um high-lift, um guincho hidráulico ou manual, um tractor em ultimo recurso, pás e picaretas para desenterrar, pedras para calçar e arranjar pontos de tracção, madeira para servir de suporte ao macaco, árvores para se agarrar uma cinta e desta forma o guincho, etc. Tudo serve para ajudar a desatascar a sua viatura e evitar que fique horas à espera de ajuda, tenha um dia estragado ou até mesmo deixar o samurai de um dia para o outro preso no meio do monte.

 

Divirta-se, mas não se esqueça que é importante saber como vai sair de uma situação complicada.