Condução em Terra

Categoria: Condução

Neste tipo de terreno não há muito a dizer nem demasiados cuidados a ter, uma vez que existem caminhos muito parecidos com típicas estradas Portuguesas

Na prática do todo-terreno temos de saber lidar com todos os tipos de terreno e a terra é um deles. As situações mais comuns são aquelas em que cruzamos muitas vezes com outros jipes e até mesmo carros de pessoas que aproveitam os tempos livres para passear na montanha e como muitos dos acessos normais a determinados locais são estradas de terra, é necessário ter alguns cuidados e manter uma velocidade moderada.
Em primeiro lugar, e como em todas as situações é saber o que se está a fazer. Para isso é necessário observar e perceber cada percurso de forma a manter a estabilidade sem dificuldade ou sofrer danos na viatura. A melhor forma de o fazer é respeitando o habitante local e as outras pessoas que tal como nós desfrutam do que a natureza nos dá de melhor.
A lama é um obstáculo, por isso a forma e a facilidade como se transpõe, depende de vários factores, tais como: consistência da mesma, profundidade, peso do veiculo, tipo de pneus, pressão dos mesmos e da perícia do condutor.

 

Princípios Básicos

A prática do todo terreno deve ser feito de forma responsável, amiga da natureza e do meio ambiente. Por essa razão não devemos circular em locais onde esta prática pode afectar o ecossistema existente, como é o caso das Áreas Protegidas, Parques Naturais e áreas cultivadas.
Só respeitando os trilhos existentes e o seu estado de conservação, assim como a propriedade privada, se pode dignificar esta prática que cada vez tem mais adeptos e desta forma ser também respeitado e compreendido.
A melhor forma de o fazer é ter atenção aos usos e costumes dos locais que passamos e visitamos e como não podia deixar de ser cumprimentar as gentes dessas terras, que ainda nos podem vir a ser úteis no caso de precisarmos do nosso amigo tractor.
Demonstrar boa educação e que se todos fossem como você não havia tanto lixo e entulho no chão.

 

Condução

Para este tipo de passeio devemos adoptar uma velocidade baixa para poder apreciar a paisagem e descontrair. Devemos sempre procurar zonas pouco frequentadas e no caso de nos cruzarmos com pessoas a caminhar ou de bicicleta ou noutro meio de locomoção devemos ceder passagem. No caso de serem outros praticantes de TT, devemos encostar e no caso de seguirmos como mais jipes indicar quantos são de modo a facilitar alguma manobra que tenha de ser efectuada.
No verão devemos ter atenção ao pó e o quanto podem incomodar as outras pessoas.

 

Condução Em Terra

Condução Em Terra

 

Material de Apoio

No que diz respeito a material fundamental para este tipo de piso, a lista é muito pequena, pois o principal é o normal que possa levar no dia a dia, embora possa considerar algum equipamento adicional, tal como um pequeno compressor para um imprevisto, as luzes a funcionar pois nunca se sabe até que horas nos vamos manter fora de estrada e até mesmo no caso de se circular com muito pó, a buzina bem afinada para avisar da sua presença aos mais desatentos e uma dose de boa disposição para aproveitar e encarar com bom humor uma qualquer situação digna de “o Portugal no seu melhor”.
Não podemos nunca esquecer uma boa companhia, pois no monte por mais que o percurso seja curto e suave, nunca se deve andar sozinho.

 

Divirta-se, mas não se esqueça que é importante manter o espírito aberto, o respeito pelo próximo e pela natureza, para podermos desfrutar por muito tempo.