Condução na Areia

Categoria: Condução

Apesar de ser proibido circular nas praias e dunas não é só aí que podemos encontrar areia.
(consultar Dec. Lei N.º 218/95 de 26 de Agosto)

Um dos obstáculos mais difíceis é a condução em areia. De uma forma geral, pode dizer-se que um samurai não anda em qualquer sítio de qualquer forma, é necessário ter alguns conhecimentos e alguma prática.
Em primeiro lugar, e como em todas as situações, é saber o que se está a fazer. Para isso é necessário observar e perceber cada obstáculo de forma a vencê-lo sem dificuldade ou sofrer danos. A melhor forma de o fazer é sair do jipe.
A areia é um obstáculo, por isso a forma e a facilidade como se transpõe, depende de vários factores, tais como: consistência da mesma, relação peso/potência do veiculo, tipo de pneus, pressão dos mesmos e da perícia do condutor.

 

Princípios básicos

como é fácil de perceber, quanto mais leve for o jipe mais se consegue progredir e nisso o samurai está à vontade.
Na areia, quanto mais largo e liso for o pneu, melhor. Se assim não for deve baixar a pressão dos seus pneus de forma a aumentar a superfície de contacto com o solo, permitindo que o mesmo se mantenha na superfície, para isso, e tão importante quanto a largura do pneu, é também a flexibilidade das suas telas.
Com um pneu de estrada (radial), é possível percorrer terrenos de areia, bastando para isso baixar a pressão dos pneus para perto de 10PSI. Nesta situação é importante ter atenção ao voltar à estrada e encher os pneus o mais breve possível, pois com a pressão baixa, o seu pneu perde estabilidade e corre o risco do pneu saltar da jante, assim como a resistência a pancadas e ao piso em mau estado. Após um trilho de areia devemos lavar muito bem a carroçaria e o chassis de modo a remover alguns residos que possam ter ficado, e como a areia é abrasiva pode originar o desgaste prematuro de alguns componentes.

 

Condução

Arranque em primeira “4x4” e levante suavemente a embraiagem, tente colocar a 2ª e a 3ª, sempre em movimentos suaves. Os movimentos bruscos (acelerações), fazem com que o samurai escave, que é o contrário do que se quer. Se começar a patinar, o melhor é não insistir e recuar um pouco de forma a ganhar balanço, repetindo as vezes necessárias até ultrapassar o obstáculo. Devemos ter atenção ao aquecimento do motor, pois neste piso o seu esforço é muito maior, aumentando a temperatura e a consequente atenção aos refrigerantes do motor. Se a areia for dura, esta permite uma velocidade mais alta. No entanto devido à possibilidade de ter que travar de repente, ter em atenção a posição das rodas, pois pode terminar num capotanço, assim como tentar fazer curvas a alta velocidade.

A travagem em areia não deve ser repentina, mas sim suave e em muitos dos casos basta apenas desacelerar devido à resistência do terreno.

No caso de ficar atolado, o primeiro passo é manter a cabeça bem acente para que possa pensar no que realmente deve fazer. Numa situação em ficamos sem conseguir sair para a frente ou para trás, nada mais há a fazer senão aliviar peso e cavar à frente ou atrás das rodas, dependendo da escolha do caminho. A seguir devemos utilizar uma qualquer superfície firme (tapetes do jipe, roupa, ramos de arvores, etc.) para o pneu poder rolar sem piorar a situação.

Nesta altura toda a ajuda é bem vinda e um pequeno empurrão dos ocupantes sem balançar o Samurai de um lado para o outro e sem acelerações bruscas tentar arrancar sem escavar.
No caso de estas tentativas não resultem, é hora de se usar um acessório extra importante nestas situações; estamos a falar claro está do guincho (manual ou eléctrico).

Suzuki Na Areia

Suzuki Na Areia

 

Material de Apoio

Quando se vai para este tipo de terreno temos de ter em atenção que existem determinados materiais e ferramentas indispensáveis.

Estamos a falar por exemplo de um pesa-ar (existem vários modelos no mercado). Com este aparelho podemos calibrar a pressão desejada, impedindo que se tire ar demasiado.

Não podemos esquecer um suporte resistente para o macaco do samurai, de forma a podermos apoiar o mesmo e sairmos facilmente de um “atascanço”. Atenção ao depois da areia, a pressão dos pneus está em baixo e isto danifica os pneus, por isso um pequeno compressor resolve o problema e evita muitas dores de cabeça. Uma corda também pode fazer maravilhas.

Divirta-se, mas não se esqueça que é proibido andar nas praias e dunas de 4x4.