Suzuki Samurai no Brasil

Todos já conhecemos a história do Samurai que depois das primeiras versões do 4x4 da Suzuki nos anos 70, teve uma explosão do número de vendas da marca nos anos 80 com o SJ410.

No início dos anos 90, chegou o modelo com o nome de Samurai e eixos mais largos para maior estabilidade. Inundou o mercado de toda a Europa e estados Unidos que incrivelmente se rendeu às capacidades e divertimento que este pequeno jipe proporciona.

No início dos anos 90 foi assim foi também no Brasil.

Mas mais tarde, já no final dos anos 90 enquanto na Europa o Samurai era alvo de um restyling e pela introdução das motorizações diesel, começou nessa mesma altura a ser comercializada, uma versão nova no mercado brasileiro do Samurai.

Suzuki Samurai BrasilEste modelo já partilhava algumas das características que mais tarde vieram equipar o Jimny que conhecemos na Europa, mas mantendo a estética bem semelhante do Samurai, era equipado com caixa de transferências de corrente e molas helicoidais.

Esta versão tinha uma relação de caixa de 43x11 contra os 41x11 da versão anterior de 1992.

O para-choques da frente já era em plástico tal como no restiling no mercado Europeu, mas a grelha da frente era mais arredondada. Nos cantos incorporou igualmente os piscas e os mínimos, mas com uma configuração diferente, dando um toque mais moderno a esse modelo.

Suzuki Samurai BrasilIgualmente como o Jimny, só existe este modelo com motorização 1.3cc sem turbo.

O interior deste samurai é muito semelhante à versão Europeia, com algumas diferenças apenas no volante e tecidos.

 

No entanto no mercado brasileiro manteve-se a versão curta da carroçaria e já na Europa surgia a versão pickup por exemplo.

 

 

Texto escrito com a ajuda de Renan Moura do Suzuki Samurai Brasil.

Fotos Eduardo Alemão no 4x4brasil.