LJ80 - Motor a 4 Tempos

Em 1977 nasceu aquele que seria o último da linhagem dos LJ e normalmente considerado o melhor de toda a série, o LJ80 ou SJ20.

Desde o inicio da série que circulavam rumores sobre a introdução de um motor a 4 tempos de maior capacidade.

Estes rumores sempre foram negados pela Suzuki. Afinal, os engenheiros da marca japonesa demoraram muito tempo a conceber um novo motor, mas a espera valeu a pena.

Com uma cilindrada de 797cc, árvore de cames à cabeça e uma potência de 41 CV, este motor associado a uma caixa de 4 velocidades deu ao pequeno LJ as armas que necessitava para se bater nos mercados mundiais, chegando mesmo a atingir velocidades máximas na ordem dos 110 Kms/h ao contrário do seu antecessor que apenas chegava aos 90 kms/h.

Com esta carta na manga, eis que o mercado americano se rende ao seu estilo e elegância. Aumentava também a sua autonomia devido ao seu novo depósito de combustível que passou de 26 para 40 litros, no entanto à primeira vista, poucas são as alterações que realçam.

O LJ80 possui cavas de rodas maiores, possui um capot dianteiro alterado devido ao novo tamanho do motor (duas pequenas entradas de ar horizontais na frente).


Em 1979 o LJ80, recebeu um “facelift”, modificando a grelha, faróis ligeiramente mais largos colocados um pouco mais a baixo. Nesta altura é introduzida a porta em aço em todas as versões do modelo. Surge também a edição Pick-Up, comercializada até 1983.


Este último modelo é de especial importância para os apreciadores do Samurai, pois a primeira versão do nosso adorado todo terreno tem muitos genes do LJ80.

LJ80
Um bonito exemplo de um LJ80

LJ81
Versão Pick-Up (LJ81)