Como Comprar Suzuki Samurai Usado

Está a pensar em comprar um Suzuki Samurai Usado?

Comprar um Suzuki Samurai usado pode ser uma experiência ótima, mas é preciso ter conhecimento de algumas questões importantes para acertar na melhor compra. São carros já com muitos anos e em muitos casos com alguns donos diferentes e como é um veículo todo terreno tão versátil pode estar um pouco preocupado em comprar um usado em bom estado.

Comprar um Samurai original que nunca fez trilhos fora de estrada será um caso cada vez mais raro, mas um carro nesse estado também não é sinal de problemas zero.

São carros com muitos anos já e o peso dos anos é inevitável.

 

Para ajudá-lo, aqui estão algumas dicas básicas que você pode ter em conta no momento que vai ver um Samurai para comprar.

A primeira coisa a fazer é pesquisar, verificar os preços de um Samurai Suzuki usado em Portugal que variam entre os 2500 euros para a motorização 1.0 até aos 6000 euros para a motorização Diesel Long Body.

Se não tem experiência e conhecimento destes veículos, procure alguém próximo que esteja  familiarizando com suas características. Procure o nosso grupo no Facebook Samurai Aventura ou o Suzuki Samurai Portugal.

Se você conhecer alguém que já tenha um, peça para o conduzir, pois a condução do suzuki samurai é muito particular. Nem toda a gente se adapta a este tipo de veículo TT Puro e Duro.

Desde a posição de condução até à relação da caixa de velocidades é muito peculiar comparado com um carro normal ou mais recente.

Ouça os sons que faz, sinta como anda, isso lhe dará uma base para começar.

 

Quando se procura um carro usado, por norma somos mais atraídos pela aparência estética, mas isso nem sempre é sinal que a mecânica esteja de acordo. Devido às capacidades off-road do Samurai Suzuki pode haver alguns problemas ocultos nas transmissões e mecânica. Não deixe que todos os acessórios extra que fazem com que o veículo pareça tão espetacular atrapalhem a sua escolha.

Quando for ver um Samurai usado, comece por ver sempre por baixo do jipe, uma lanterna será uma boa ajuda. O ideal era meter o jipe num elevador de uma oficina mecânica para ver em maior detalhe, mas isso é mais difícil de conseguir.

Procure ferrugem na parte inferior da carroçaria. Preste atenção a marcas e golpes de objetos causados ​​por uma possível condução fora de estrada como pedras e paus. Veja se essas marcas podem afectar a carroçaria e principalmente as longarinas que é a estrutura principal do carro.

Marcas nas molas de lâminas e nos amortecedores também revelam algumas despesas extra.

 

Não tenha medo de gastar tempo a inspecionar. Olhe bem levando em consideração todas as partes como os diferenciais se tem fugas de óleo ou estão amassados, a caixa de transferências, eixos, estrutura, apoios, etc.). Procure por fugas de óleo ao longo do sistema de travagem, caixas de velocidades, transferência e motor.

Coloque-se bem por baixo do jipe para apertar as transmissões com a mão e rode-as e abane-as para ver que tipo de folga possam ter no estriado ou nas cruzetas do cardan.

Veja acumulados de terra e lamas no para-choques de trás, pois é onde a maior sujidade off-road se acumula.

Coloque o motor a trabalhar, de preferência a frio. Veja se tem um trabalhar certo ou algum barulho mais metálico.

Repare se, pelo escape tem fumo negro ou esbranquiçado. Isso é sinal de que a combustão não está boa. O fumo escuro é sinal que está a queimar óleo possívelmente por passagem de óleo nos segmentos de algum cilindro. Levante o capot e veja se existem fugas de óleo ou água, Veja o estado dos líquidos de refrigeraçao e do limpa vidros. Observe se tem fios elétricos defeituosos ou com sinal de queimados.

Deixe o motor aquecer, pois ele revelará muitas verdades quando chegar à sua temperatura normal de trabalho. Aproveite o tempo de aquecimento do motor e veja ao redor para ver se há algum painel danificado ou com sinal de pintura mais recente que revele uma reparação maior. Isso não significa que seja uma má compra, mas despista danos maiores e pode ajudar ao negociar o preço. 

Tente saber o histórico desse Samurai Suzuki usado, descubra onde ele passou o tempo se fora da estrada ou nas estradas ou praias. As praias e as zonas de neve são zonas de concentração de salitre que provoca mais ferrugem.

Use uma boa parte do tempo à procura de ferrugem por baixo de tapetes e nas soldas da carroçaria. Note que são veículos já com alguns anos e a ferrugem é sinal da idade.

Verifique todas os outros elementos exteriores (faróis, piscas, buzina, limpa-vidros, espelhos, etc.). Confirme que estejam em boas condições de funcionamento. Não se esqueça de abanar os pneus à procura de folgas nos rodados e ver o estado das jantes também.

 

A maior parte dos suzukis samurais no mercado já levou ou vai precisar de uma capota nova se for o caso de um Canvas Top. Já o modelo de Hard Top costuma ficar com as borrachas ressequidas.

A entrada de água no Samurai é recorrente junto aos pés dos ocupantes da frente. Verifique bem a ferrugem nessa zona.

Verifique se os bancos correm facilmente para ajustar à sua medida e se os elevadores de vidro funcionam.

Lembre-se de se manter atento aos barulhos do motor e evite o rádio a trabalhar e conversas de distração.

Se não estiver numa superfície plana, procure leva-lo até uma para poder ver por fora se as suspensões estão niveladas ou com inclinações estranhas para qualquer direção.

Suspensões alteradas por vezes de forma amadora provocam desníveis no comportamento do jipe também.

Ao conduzi-lo, lembre-se de que as modificações nas suspensões podem afetar o modo como o Samurai se comporta, portanto, tome nota de que é preciso ter cuidado ao conduzir. Preste atenção ao modo como o samurai se comporta e se sente que realmente controla o seu trajeto em todas as mudanças da caixa de velocidades.

Teste as quatro rodas motrizes, se tiver cubos de roda livre, verifique se o seletor de bloqueio em cada roda da frente funcionam e coloque na posição "lock" e enquanto começa a andar um pouco confirme que os cubos não saiem do engate. Verifique se a manete das redutoras apresenta alguma vibração em andamento. Cruzetas gastas ou transmissões danificadas provocam vibrações na caixa de redutoras. O veio principal da caixa de transferências também costuma fazer um ruido "assobiado" pelo desgaste dos rolamentos de agulhas que acompanham o veio no centro da caixa e isso é sinal de desgaste de material e requer manutenção.

Procure por comprovativos de revisão recentes que lhe possam dar uma ideia da "idade" da última revisão para ter uma noção do estado dos fluidos. Óleo de motor e filtro é importante mudar todos os anos. Os óleos das caixas e dos diferenciais é recomendável trocar também todos os anos ou sempre que o jipe anda na água a não ser que tenha tubos a subir os respiros dos diferenciais por exemplo.

De qualquer forma estamos a falar de um veículo com particularidades fora de estrada que requer sempre mais atenção. Não quer dizer que seja um veículo problemático, pois pelo contrário. A manutenção do Samurai é bastante acessível.

 

Se você estiver com dúvidas, peça a um mecânico profissional ou amigo mais entendido que dê uma apreciação final sobre o Suzuki Samurai.